quarta-feira, 13 de abril de 2011

Google +1| Eu curto - Tu curtes - Google curte - Nós curtimos - Vós curtis - Eles curtem Google =)

O Facebook saiu na frente quando inovou a web com o botão“Curtir", o qual permite que os usuários indiquem as páginas que contêm algo de legal, interessante ou engraçado para o todos os usuários da rede. No entanto, a Google não ficou para trás e anunciou recentemente o lançamento do recurso" +1" (lê-se Plus One), um forte concorrente para o mecanismo de avaliação da rede social criada por Mark Zuckerberg.

A nova ferramenta da gigante de Mountain View será incluída nas páginas de resultado das buscas. Ao pesquisar no Google, ao lado dos links recuperados, será exibido um pequeno ícone, com o qual você poderá indicar o site como relevante ou averiguar quais dos seus contatos já avaliou a mesma página.

O que a Google pretende com o “Plus One”? De acordo com a empresa, a novidade visa aperfeiçoar a experiência dos usuários em relação à relevância dos resultados das pesquisas. Na perspectiva comercial, o mecanismo qualitativo tem impacto no direcionamento de banners e links patrocinados.

A multinacional adotou uma estratégia de lançamento diferente de outros produtos. Sem qualquer alarde, o “+1” está sendo liberado aos poucos para os usuários.

Essa tática tenta evitar que o produto crie expectativas que não possa suprir, como aconteceu com o Google Buzz – uma das maiores decepções da empresa.

Apesar de ainda não termos acesso ao “Plus One” – e não existe data para sua implementação completa no mecanismo de busca –, fomos atrás de informações sobre o que o lançamento da Google é capaz.

Eu recomendo!

No vídeo de introdução ao “+1” abaixo, fica bem claro que a opinião dos usuários assumiu, de uma vez por todas, uma posição valorosa para a Google. O funcionamento deste recurso baseia-se nas recomendações de páginas da internet, ficando a critério do internauta se o site visitado é relevante.



Assim como produtos de consumo diário (alimentos ou itens de higiene pessoal, por exemplo), quando uma pessoa indica um site para outra, a probabilidade dessa segunda pessoa acessar essa página é maior. Além dos ícones nos resultados de buscas, o “Plus One” disponibilizará o botão em qualquer site.

Foi bom para você?

O primeiro alerta é a necessidade de se estar logado em uma conta Google para usufruir o “+1”. Essa exigência é feita devido ao fato de que o mecanismo precisa identificar o usuário para apresentar as recomendações aos seus contatos – assim como funciona no Facebook. Se você ainda não possui uma conta, clique aqui e crie a sua.

No Google Labs, existe um aplicativo para a aplicação do “Plus One”. Verifique se você está logado na sua conta da Google, clique aqui para abrir a página do laboratório de experimentos da empresa e pressione a opção “Join this experiment” no tópico denominado “+1 button”. Nós ativamos o complemento, porém, os testes realizados não funcionaram.

Como funciona

O funcionamento do “+1” é bem simples. Ao realizar uma pesquisa no Google, basta pressionar o botão com o símbolo que dá nome ao recurso nas páginas que você recomenda serem acessadas. Assim que o ícone for pressionado, ele ganhará uma nova cor e a mensagem “You +1’d this publicly” será exibida – confirmando que sua avaliação foi aceita. Para desfazer sua indicação, basta clicar no link “Undo”.

Ao recomendar uma página, sua ação será compartilhada com seus contatos, criando assim uma rede social de recomendações. Ao mesmo tempo em que você pode explicitar sua indicação, é possível verificar quantos dos seus amigos e familiares recomendaram cada página listada pelo Google.

Logo abaixo da URL do site, é apresentado o nome e a foto de alguns dos contatos e a quantidade total de recomendações dos sites. Confira na imagem abaixo um exemplo com a atuação do “Plus One”.


Visão comercial

As funções do “+1” também podem ser usadas para os anúncios relacionados pelo Google – aquelas propagandas que ficam dispostas na lateral direita das páginas de resultado das buscas. Nesse aspecto, a novidade tem um impacto comercial com grande potencial. Quanto mais recomendações um anúncio tiver, mais relevante ele se tornará para o algoritmo do mecanismo de pesquisa.

Dependendo do seu desempenho, futuramente, o “Plus One” pode influenciar até mesmo o ranqueamento das páginas. Especulações e expectativas à parte, agora só nos resta esperar pela liberação da ferramenta.



Fonte: Tecmundo

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