terça-feira, 19 de abril de 2011

Otimização de Sites | Fatores importantes ao determinar a URL e o nome do site

Na hora de estabelecer uma empresa virtual, é preciso ter um domínio com o nome da sua empresa. Vamos refletir um pouco sobre isso e nos fatores que mais favorecem na hora de estruturar o marketing digital.

MECANISMO DE BUSCA:

Se o site do Restaurante da Mãe Joana for por exemplo,www.retaurantedamaejoana.com, ficará :

• restaurante (equivale a 25% da URL)
• da (equivale a 25% da URL)
• mae (equivale a 25% da URL)
• joana (equivale a 25% da URL)

Entao para a URL, o peso será de apenas 25% para a palavra restaurante, os outros 75% é desperdiçado com outros termos que não possuem nenhuma relevância para os sites de busca.

Imaginemos agora se o nome da URL do restaurante fosse apenas www.restaurante.com.br e que dentro desse site, aí sim, eu colocasse o Restaurante da Mãe Joanas como nome no topo.
Com essa mudança, o que acontece? Aumenta para 100% o termo de busca para a palavra na URL.

Em termos de significância, é como falar para os buscadores: “olha, eu sou o próprio termo da pesquisa”. Os sites buscadores apresentarão uma atenção especial ao seu site, pode acreditar!
Entretanto, você deve estar questionando agora “mas todas as URL estão esgotadas para o termo restaurante, nacional e internacional”. Nesta hora, tem-se que buscar um diferente termo de procura relevante e dentro do contexto do negócio. O ideal, é claro, seria um domínio aqui mesmo no Brasil. Pode-se, inclusive, não poluir muito a URL através de um nome composto e simples que não seja maior que 50%, exemplo:

www.restaurantesmj.com.br. Portanto, tanto faz como você vai registrar, desde que tenha o termo restaurante.

A dificuldade é que, como foi dito, todas as possibilidades para o termo sozinho "restaurante" foi esgotado.

Se obtiveres um registro de qualquer domínio, com qualquer extensão, mas desde que tenha o termo restaurante em 100%, pode ter certeza de que acabou de registrar um domínio genérico que tem grande valor de mercado.

Arquitetemos dois sites com as seguintes nomenclaturas: www.joalheriavirtual.biz ou www.joias-virtual.biz, por exemplo. Ambos não foram registrados até o momento e esse termo é muito requisitado pelos buscadores. A extensão não influi , mesmo se for .biz, porque, o que importa é ser descoberto pelos buscadores.

Importante lembrar que para se obter sucesso em um empreendimento virtual, não vale à pena “brincar” com nomes bonitinhos ou inventar pretextos para deixar o site mais fofo. O ideal é gerar sites para gerar negócios, dinheiro.

“Ah, mas a minha agência tem vinte anos de existência e se chama Publicidade e Propaganda São Tomas de Aquino de Lourenço, quero meu endereço na Internet com esse nome!”
Congratulações então, você acaba de virar um eterno sublime desconhecido no mundo dos negócios da Internet! E como esse exemplo, tem vários reais, acredite.

As vezes, um bom nome genérico pode ser uma passagem como meio de ser encontrado. Nomes característicos, como IBM, Buscapé, Sansung, Google etc, que já são populares, as pessoas simplesmente digitam seus nomes nos buscadores e o link vem imediatamente, não é o caso de milhões de outros sites.

A otimização dos sites passa a ter um papel fundamental para essas empresas, já que parte delas vivem de venda na internet.

Existe um site chamado Superdomínios.org que é possível verificar e registrar os sites que deseja e com a extensão que deseja. O endereço na internet é: http://www.superdominios.org/home/domainchecker.php


O exemplo de domínio www.e-flores.biz, que está disponível, tem na URL a palavra flores e 50% de peso para os buscadores. Se analisarmos os dez primeiros na busca do google, podemos ver que a maior parte deles também tem 50% de flores em sua URL. Já equilibramos a URL com eles.

Poderia ser www.floriculturavirtual.biz, pois apresentaríamos o termo floricultura e poderíamos designar páginas internas com o nome flores aumentando, assim, o peso do site, adicionaríamos floricultura e flores.

É importante ter em mente: O site tem que possuir a categoria de negócios incorporada à URL.

Se você é um fabricante de chapinha e sua empresa se chama Maria de Lourdes Industrial Ltda, tem que incorporar a palavra chapinha ao nome do site. Pode ser www.chapinhamdl.com.br. Se não tiver a categoria incorporada, vai dar muito mais trabalho para que o site seja otimizado e, possivelmente, jamais atinja a primeira posição, pois outros concorrentes vão criar sites com a categoria e a URL tem um peso de aproximadamente 8% na otimização. Ou seja, no máximo a otimização atingiria 92% e nem sempre é possível atingir esse fator, eu diria até praticamente impossível se não tiver a ajuda da URL.

OTIMIZAÇÃO E A DESCRIÇÃO DOS SITES

A descrição do site colabora com 3,86% como fator de otimização. Deve-se empregar palavras-chave no contexto dessa abrangência, pois manifesta aos sistemas de busca termos e entusiasma os usuários a clicar no link quando buscam por determinado termo no google.

Essa descrição é uma síntese do que será localizado na página do site e por isso deve-se pensar no usuário, elaborar uma abordagem atraente é fundamental. Não se deve esquecer que as palavras-chave de busca devem ser aproveitadas dentro dessa Tag, assim como também se deve manter uma lógica de leitura pelo usuário.

Tag -Este é um fator de demérito para o google, contribuindo com 1,93% na otimização e ranqueamento dos sites. Sites que colocam palavras-chave e não as utilizam no corpo do texto, provavelmente nem aparecem nas buscas.


OTIMIZAÇÃO DE PALAVRAS-CHAVE EM NEGRITO

Usar palavras em negrito dentro do texto, contendo os termos-chave de busca é fundamental, pois elas destacam a relevância desses termos dentro do texto.

O google enxerga isso e é um dos fatores que contribuem para a otimização com 2,89%.


Espero q as dicas ajudem a esclarecer alguns conceitos =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário