segunda-feira, 11 de abril de 2011

F-Commerce | O comércio eletrônico no Facebook



Hoje estudei a mais nova sensação do universon virtual. Mais uma vez, o maior site de relacionamentos do mundo acompanhou a tendência. Uma plataforma de comércio eletrônico no Facebook integra ainda mais a compra online com a interatividade.

Formulei algumas informações úteis ao seu conhecimento e juntei fontes interessantes para seu negócio..aproveite!

Dentre as diversas formas de socialcommerce, uma que está começando a despertar curiosidade é o F-Commerce, ou seja, a arte de negociar produtos e serviços através da rede social Facebook.Uma excelente oportunidade para quem deseja ganhar espaço no mercado virtual, já que no Brasil é uma novidade. Por isso, quem for pioneiro vai se dar muito bem!

O ideal agora é aprender a programação do facebook- o FBML, pois a demanda em breve será significativa.

E você sabe porque o Facebook está conseguindo criar um termo próprio? Simplesmente :

  • São 600 milhões de usuários
  • Média de 130 amigos cada um para compartilhar suas experiências mais recentes de compras
  • 14 minutos por dia dentro da rede social
  • 40% das pessoas usam sites de redes sociais ao fazer compras online
  • 68% dos fãs visitam as páginas dos lojistas para manter-se atualizado sobre vendas e promoções
  • Fãs estão 41% mais propensos a recomendar um produto
  • Para algumas empresas 20% das vendas são através de sua loja no Facebook
  • Valores de carrinho são 7-10% superiores através do Facebook
  • O número de transações em lojas do Facebook está crescendo 10% ao mês

Com o tamanho áximo de 520px, é possível criar uma ferramenta incrível de trabalho! Um ótimo exemplo de customização de página é o da Victoria Secret - www.facebook.com/victoriassecret

Ao curtir e compartilhar uma fanpage, o usuário já pode se deparar com a aba “Shop”, onde é possível adquirir o produto que é fã. Como por exemplo, o seriado de sucesso “Dexter”, que em sua página, onde possui quase 7 milhões de fãs, disponibiliza a compra dos DVDs.

As páginas de produto/serviço normalmente possuem várias abas com informações, fotos mural e, agora, o e-commerce. Uma forma eficaz, vindo do conceito “comprando com amigos”, fugindo um pouco das sugestões de costume.

O f-commerce é mais uma prova de como hoje a interatividade está totalmente relacionada ao consumo. O Consumidor não quer apenas adquirir o produto, e sim compartilhar cada vez mais informações sobre ele.

Você pode ver mais exemplos de F-commerce nas páginas abaixo:



F-Commerce: 10 dicas para uma loja de sucesso no Facebook

Escolha um aplicativo para a loja seja fácil de configurar e personalizável
  1. Diga aos clientes onde encontrar a loja e como funciona
  2. Importar os e-mails para aplicativo de promoções
  3. Promover ativamente os produtos, promoções e descontos através de email-mkt, Twitter e Facebook.
  4. Use excelentes fotografias de alta definição e imagens
  5. Use o mural como se fosse a página da loja virtual
  6. Recompense os fãs com descontos exclusivos e promoções
  7. Mantenha-se dentro do ecossistema do Facebook durante o processo de finalização de compra
  8. Você pode medir com ferramentas de análise, mas também poderá adicionar o Google Analytics ao Facebook
  9. Você não precisa ser programador de computador para que possa fazer alterações de forma rápida e eficiente em sua loja e na página de entrada do seu F-commerce
  10. Não integre canais como Twitter + Facebook( quase um espelhamento), pois isso pode ser NEGATIVO. Cada um tem sua particularidade.

Estes itens logo estarão disponíveis em um novo componente chamado “Facebook Fan Page Toolkit” que em breve será anunciado e que irá fornecer três aplicativos do Facebook que irá permitir criar e gerenciar a sua loja, sem a necessidade de saber programação ou codificação.


Espero que tenha gostado, até a próxima ;)

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