Você concorda que a empresa Google é constituída por funcionários altamente capacitados, ne? Para fazer parte do quadro de funcionário desta organização com certeza uma pessoa deve passar por um rigoroso processo de seleção.
Pois é, mas para nosso conforto, eles também sofrem deslizes e que digamos...patéticos!
Acredite,um membro Google na China clicou em um link contaminado via MSN. Sabe aqueles links que sempre aparece com mensagens bobas , tipo: "Oi, veja que engraçado esse vídeo!"?Uma das pegadinhas mais simples e funcionais da web.O acontecido foi no mínimo hilário. O deslize foi a origem do ataque que ocorreu no fim do ano passado, de acordo com reportagem publicada pelo The New York Times.
Quer saber o que aconteceu?
Isso custou “apenas” o programa que gerencia o sistema de senhas responsável pelo controle de acesso de alguns milhões de usuários. Aplicando o golpe mais manjado da web, os crackers chineses conseguiram roubar o Gaia, programa usado pelo Google para permitir que um internauta use diferentes serviços com o mesmo login e senha.
Os criminosos virtuais devem agora estar esquadrinhando o código para procurar brechas que podem facilitar invasões de contas e roubos de dados. Sabe-se lá o que mais eles não levaram na invasão. A história do Gaia foi confirmada por uma fonte anônima ao jornal, mas não há muitos detalhes. Há grandes chances de a história ser verdadeira, porque a reação do pessoal de Mountain View foi violenta. Ameaçaram até deixar a China (depois, viram o prejuízo que isso causaria e contornaram a situação, indo para Hong Kong).
A questão é que pode não ter sido a primeira vez. Quantos funcionários desavisados podem ter contaminado computadores da empresa e aberto portas para criminosos virtuais? Quantos não vão cair em pegadinhas do tipo outra vez? Por mais que uma pessoa possa ser bem preparada para lidar com a web, uma única distração é fatal. E isso mostra como os dados armazenados na nuvem podem ir para o espaço algum dia. Muito cuidado.
Fica as dicas:
- Atualize sempre seus programas de segurança
- Não abra links de mensagens suspeitas (e-mail ou instantâneas)
- Procure navegar em sites seguros
- Nunca instale um plug-in sem ler sobre ele antes
- Não confie 100% na segurança de nenhum sistema ou programa
Fonte:Info Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário