A Hewlett-Packard está preparando uma campanha ampla para tornar mais fácil a impressão de imagens e informações da internet, e construindo um mercado de aplicativos ao estilo iPhone como parte do processo, disse o líder da divisão de imagens do grupo.
A HP no final do ano passado lançou sua primeira impressora doméstica conectável à web. O equipamento era equipado com tela sensível a toques e era capaz de baixar aplicativos para que um usuário possa imprimir mais facilmente, por exemplo, suas palavras cruzadas diárias ou um desenho para colorir, sem que seja necessário fazer todo o processo através do computador.
"O uso dessa impressora vem crescendo na casa dos dois dígitos", disse Vyomesh Joshi, vice-presidente executivo do grupo de imagem e impressão da HP, durante a Reuters Global Technology Summit, em San Francisco.
Joshi disse que uma nova iniciativa de impressão direta da web está sendo preparada, mas se recusou a dizer quando um lançamento de produto poderá acontecer, ou como o sistema funcionará. Mas afirmou que a primeira impressora conectável à Web será acompanhada por novos modelos. "Nós a lançamos, aprendemos e agora lideraremos", afirmou.
A HP planeja tirar vantagem do software web OS em suas impressoras quando concluir a aquisição previamente anunciada da Palm, diz ele. A iniciativa não estaria limitada aos produtos dirigidos a consumidores pessoa física, acrescentou.
A HP vinha planejando há anos facilitar a impressão direta da web, mas Joshi disse que acompanhar o ritmo de crescimento da Internet é difícil.
"A web é onde a criação de conteúdo está acontecendo, a explosão do conteúdo está acontecendo, e desejamos capturar esse conteúdo", disse ele. No entanto, "a web não é formatada para permitir impressão fácil".
No ano passado, a empresa anunciou parcerias para aplicativos de impressão com grupos como Walt Disney, CBS News e Flickr, o serviço online de fotos do Yahoo.
Impressoras, e as importantes vendas de cartuchos de tinta, são fonte essencial de lucro para a HP. O grupo de imagem e impressão respondeu por um quinto das vendas da companhia e um terço de seus lucros operacionais no ano passado.