1 - Steve Jobs explica razões para não usar Flash em iPhone e iPad
Em carta aberta publicada no site da Apple no final do mês abril(29), Steve Jobs listou algumas das razões para não utilizar o Adobe Flash em aparelhos como o iPad ou iPhone.
O documento, intitulado “Toughts on Flash” (“Pensamentos sobre o Flash”) encontra-se uma espécie de reconhecimento a "longa relação" entre as companhias - da ligaçao da Apple com a Adobe desde sua primeira instalação numa garagem, e como se tornou seu primeiro grande cliente.
"A Apple investiu na Adobe e possuiu cerca de 20% da companhia por muitos anos", escreveu Jobs.
Em seguida, vêm as críticas. O primeiro ponto listado é o fato de os produtos Adobe Flash serem 100% proprietários. “Nós realmente acreditamos que todos os padrões pertencentes à web deveriam ser abertos. Em vez de usar Flash, a Apple adotou o HTML5, CSS e JavaScript – todos padrões abertos”, afirmou Jobs.
Outro ponto destacado pelo líder da Apple é a segurança: “Recentemente, a Symantec destacou o Flash por possuir um dos piores recordes de segurança em 2009. Nós também sabemos em que o Flash é a razão número um para crash nos Macs”.
Jobs diz ainda que o Flash foi desenvolvido para computadores que usam mouse, não para telas sensíveis ao toque. “A maioria dos sites Flash precisará ser reescrita para suportar aparelhos baseados em tecnologia touch. Se os desenvolvedores precisam reescrever seus sites Flash, por que não usar tecnologias modernas como HTML5, CSS e JavaScript?”, questionou.
Ao final da carta, ele afirma que a era móvel é para aparelhos que consomem menos energia, interfaces de toque e padrões abertos de internet, “áreas em que o Flash é pequeno”. “A avalanche de aplicativos para aparelhos móveis da Apple demonstra que o Flash não é mais necessário para assistir a vídeos ou consumir qualquer tipo de conteúdo para web. Novos padrões abertos criados na era móvel, como o HTML5, irão triunfar em aparelhos móveis (e PCs também)”, resumiu Jobs
2 -Adobe diz a Apple que ninguém controla a web
No dia 13 de maio, os co-fundadores da Adobe, John Warnock e Chuck Geschke, assinaram uma carta online com a intenção de responder as críticas feitas por Steve Jobs sobre as tecnologias do Flash. Considerada por Apple – e depois Microsoft e Opera Software - como detentora de uma aplicação fechada e pouco eficiente para a evolução da internet, a Adobe rejeitou o rótulo e julgou as opiniões contrárias como pretensiosas, concluindo que nenhuma empresa pode estipular quais os padrões que devem ser usados na web.
Enquanto a Apple simplesmente coloca um link para a sua carta no próprio site, "Reflexões sobre Flash", a Adobe vai bem mais longe para dar o seu lado da história. Sua resposta foi divulgada a todos através de uma propaganda de "amor", "escolha" e "mercados abertos".
“Nós Amamos a Apple, Nós Amamos Escolha, Nós Amamos HTML5”, estes são os slogans da nova campanha publicitária que você pode encontrar tanto no site da Adobe como em vários lugares da internet, como exemplo, no site The New York Times.
A Adobe também criou um site, não estranhamente em Flash, a fim de contar a sua verdade sobre o programa, destacando números que mostram o impressionante alcance do Flash em toda a internet.
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