domingo, 18 de abril de 2010

Psicologia das cores em Web Design

A forma como diferentes cores influenciam nosso humor, estado de alma e corpo é realmente emocionante. A maioria de nós não percebem como ele funciona e apenas alguns, provavelmente, preste atenção. Embora a influência das cores pode ser que alguns superestimada, podemos senti-lo, obviamente, em algumas situações (imagine-se em uma sala vermelha escura ou na sala com as cores do céu). Hoje nós vamos estar falando sobre a cor da percepção e psicologia das cores no design do site, a forma de diferentes marcas usar as cores e qual é a sua mensagem.

As cores são divididas em dois grupos básicos - as cores na zona vermelha do espectro de cores conhecido como cores quentes (vermelho, laranja e amarelo) e cores na área azul conhecido como cores frias (azul, roxo e verde). As cores quentes evocam emoções que variam de sensação de calor, conforto e aconchego (o fogo aceso na noite fria e chuvosa), a raiva e agressão. As cores frescas são, em regra descrito como calmo e tranquilo, mas também pode ser associado com a tristeza (sendo no blues) ou indiferença.

Nos tempos antigos as pessoas acreditavam que as cores podem curar de doenças diferentes. Esta ciência foi chamada quimioterapia, e alguns dos princípios básicos foram os seguintes:

  • Vermelhoaumenta a circulação sanguínea e, consequentemente, estimula o corpo ea mente
  • Amarelo estimula os nervos e purifica o corpo
  • Laranja Aumenta a sua energia
  • Azul trata a dor
  • Índigo alivia problemas de pele

Embora a maioria dos psicólogos fazem terapia de cor com ceticismo as grandes marcas não parecem concordar com isso. Eles criam enormes campanhas de marketing baseadas na maneira como percebemos as cores e as pessoas compram. Abaixo está a tabela com as cores e as emoções / sentimentos são amplamente associado. Vamos tentar analisar os sites de algumas empresas mundialmente conhecidas e ver como implementar técnicas de cor.

Cor Emoções
Preto Símbolo de ameaça ou mal, popular como um indicador do poder. Associada à morte e luto, a infelicidade, a sexualidade, a formalidade e sofisticação.
Branco Pureza ou inocência. Frio, suave e estéril.
Vermelho evoca emoções fortes, associadas com amor, carinho e conforto. Ainda considerada uma cor intensa e com raiva que cria sentimentos de excitação, a intensidade, a sexualidade.
Azul A cor preferida para muitas pessoas e as cores mais preferido pelos homens. Dá a sensação de calma e serenidade. Descrito como pacífica, tranquila, segura e ordenada.
Verde Simboliza a natureza eo mundo natural. Representa tranquilidade, boa sorte, saúde e ciúme. Símbolo de fertilidade, tem um efeito calmante e alivia o stress.
Amarelo Alegre e acolhedor, mas também pode criar sentimentos de frustração e raiva. A maior parte cansativa para os olhos (por isso é que você raramente vê um website amarelo brilhante ou um quarto pintado de amarelo, com excepção de brinquedotecas para as crianças) ainda mais atenção, ficando de cor (cor tão grande de detalhes importantes ou chamadas para a ação de lembrar a parada amarela / cor cautela).
Roxo Banco e da riqueza, da sabedoria e espiritualidade, sexo e relacionamentos, exótico e especial.
Brown (todos nós amamos fundos de madeira). Natural de cor que evoca uma sensação de solidez e confiabilidade, calor, conforto e segurança.
Laranja (cores da bandeira da contra-cultura). Flagrante e cor vulgar, faz você se sentir emoção, entusiasmo e calor. Como uma combinação de vermelho e amarelo é frequentemente usado para chamar a atenção.
Pink Associado ao amor, romance, juventude, frescor e pode ter um efeito calmante. Pink efeito depende do tipo de rosa (forte, luz, etc profundidade).

Agora, quando nós sabemos o que significam as cores e os sentimentos que eles evocam, vamos tentar fazer uma simples análise dos esquemas de cores utilizadas por 20 marcas mundialmente conhecidas em seus sites corporativos. Isso é realmente emocionante e você começar a tirar as coisas de forma diferente.

1. Coca-Cola


Primary cor é o vermelho sobre um fundo branco e cinza para melhor visibilidade e contraste. O vermelho é suposto para criar o sentimento de entusiasmo e energia. "Abre a felicidade de texto" no menu principal corresponde à percepção das cores.

Embora o branco é provavelmente usado para fazer um acento no vermelho, como uma cor fria que é suposto dar a sensação de frescor "Para refrescar as idéias", como dizem na moto. Um excelente trabalho!

2. McDonalds


Embora as cores restaurante McDonalds estamos habituados são amarelo e vermelho (para fazer com que as crianças emoção, um pouco de irritação e loucura), o site parece muito formal, em preto e branco. E não é de admirar, sendo visitados por pais que gostaria de saber o que seus filhos comem e como a gordura é que, em preto e branco é a solução perfeita para tornar o website estrito, formal, informativo, limpo e um pouco estéril.

Agora imagine que seria principalmente em amarelo e vermelho (causando excitação e cansativo para a maioria do olho) - que fariam os pais loucos. Frustrado pais = Menos dinheiro

3. M & M's


As cores do M & M's que costumamos ver na TV / BigBoard anúncios são o amarelo eo vermelho (emoção de casal). O site em si é uma mistura de todas as cores possíveis, a partir de luz azul sobre o fundo de azul-escuro, roxo, verde, laranja, amarelo, vermelho na área do cabeçalho e banners. Os caras M & M's são extremamente inteligentes, cada um pode escolher um doce a seu gosto:) Há um problema, embora o site parece muito desajeitado e meio criado a partir de peças que não combinam.

4. Colgate


Vermelho, branco e azul, as cores da mundialmente famosa pasta de dente de 3 cores e as únicas cores usadas no site (mãe ainda criança e na foto na área do cabeçalho estão vestidos de vermelho e branco sobre o fundo do céu azul!). Vermelho para a energia e felicidade, para o brilho branco e esterilidade, o azul para o frescor de água fria corrente e confiança. Embora eu como o dentífrico, o esquema de cores do site não é agradável aos meus olhos. A abundância de vermelho me faz sentir desconfortável e não faz quase possível para me concentrar nos textos e informações.

5. Aninhar


Nestle slogan diz: "Good Food, Good Life" eo branco-cinza-azul esquema de cores faz você se sentir calmo, seguro e de algum modo a certeza de que é tudo vai ficar bem. Você vai se lembrar desse sentimento subliminar e comprar algo produzido pela Nestlé próxima vez que você vai estar pensando "de alguma forma eu sei que esta é uma empresa confiável, produzindo produtos de boa qualidade, eu poderia ter lido isso em algum lugar". Outro grande exemplo como o marketing está intimamente ligada com a percepção de cor.

6. Nescafe


Um produto da empresa Nestlé, Nescafé website, no entanto, concebido em profundidade de cores ameixa, uma mistura de vermelho, associado à aconchego, energia e poder, e púrpura fazer você se sentir tão especial, exclusivo e único. Eu amo este esquema de cores, não é tão chato como o vermelho e não tão requintado como roxo, faz você se sentir especial, mas muito confortável.

7. Cadbury


Um site feito de todos os tons de roxo. Eu acho que é suposto a dizer que os produtos da Cadbury é muito especial, mas faz-me sentir alegre por algum motivo. Essa é uma abordagem interessante, enquanto que o chocolate é normalmente associada com a energia (como Snikers) ou sexo (dark chocolate preto), a abordagem lúdica faz definitivamente a marca se destacar da multidão. Ou eu sou o único que tomá-lo assim?

8. Nokia


Azul, verde, cinza, branco e um pouco de rosa. Azul para a serenidade, tranquilidade e verde para a natureza, a cinza bem misturar o azul eo verde, branco para maior clareza, o rosa é provavelmente para atrair as meninas:) O site é desenhado com as cores que fazem você se sentir seguro da qualidade, ainda que fique longe do esquema de cores padrão azul-branco-acinzentado.

Verde é sabe para aliviar o stress e terá um efeito calmante sobre um pouco frustrado com a pilha diária de coisas a fazer homens de negócios que vêm para verificar as atualizações.

9. Fotografar


Embora os produtos Kodak estão geralmente associados com o amarelo (sim, eles chamar a atenção) o site é desenhado no clássico esquema de cores cinza, branca e azul, tão agradável aos olhos e permitindo se concentrar em textos e informações. Você sente que você vai obter todas as informações que você precisa de uma forma clara, mas você não se sinta demasiado formal, a abordagem profissional apenas com as coisas.

10. Gillette


Azul é a cor mais preferido por homens e rapazes no Gillette sabem perfeitamente disso. "Melhor que um homem pode ter" - a cor favorita dos homens e um pouco de vermelho e laranja nas promoções para chamar a atenção. Eles sabem o que você gosta de caras e eles sabem como vender seus produtos para você.

11. Marlboro


Vermelho, preto e cinza-poder, sofisticação, a sexualidade e fortes emoções, características de um homem "verdadeiro". No entanto, se você visitar philipmorrisusa você vai notar que o site corporativo da empresa é projetado em regime de cor azul-pacífico, tranquilo, seguro. Esse é um exemplo excelente de como trabalhar as cores, se você ainda não acredito que vamos avançar.

12. Ikea


O cabeçalho do site é desenhado em cores vivas, amarelo, verde-amarelado eo céu de compra - o que torna o seu sentir um pouco animado (e com vontade de comprar alguma coisa?). As fotos utilizadas em flash animação são brilhantes, bem que o faz ainda mais animado. O corpo site é bastante simples, preto e azul texto sobre um fundo branco para dar-lhe pleno acesso às informações.

O promoções página tem uma enorme bandeira vermelha em cima e você não pode manter os olhos dele! Nesse mesmo momento o seu cérebro continua a ler o "ofertas especiais" uma e outra vez ... e você tem Ikea.

13. Budweiser


Mesmo que o Marlboro a Budweiser website promocional página principal é projetado em vermelho e preto, que significa "Hey Dude Budweiser beber e você será um homem". As páginas internas possuem diferentes backgrounds branco, vermelho, preto, cinza. Eu não acho que há alguma campanha de marketing separados por detrás desta, mas sim uma abordagem de design não-padrão (embora a maioria das páginas continuam em vermelho).

14. L'oreal


Não há muito a dizer sobre L'oreal website, sendo projetados em todos os tons de roxo que faz você se sentir realmente especial. Com os produtos da L'oreal você ser sexy, elegante e seguro de si mesmo, e realmente, realmente especial.

15. Kellogg's


Desde 1906 as pessoas têm Kellogg conhecida como uma empresa que pode contar com a grande-gosto, alimentos de alta qualidade. Todos website da fala de diversão e emoção (lotes de amarelo e vermelho) e as famílias sorridentes nas fotos na área de cabeçalho que você se sinta ainda mais feliz. Sim, seus filhos vão amar Kellogg's estão tão divertido e legal! Mesmo o texto no site fala sobre isso "Estamos animado para oferecer promoções divertidas relacionadas a nossos produtos." É divertido, divertimento, divertimento!

16. Gucci


A luz natural cores marrom fazer você pensar dos produtos Gucci como muito natural (e em alguns termos que são, uma vez que são feitas de couro). Semelhante a L'Oréal, o site é desenhado em uma cor única, onde diferentes tons são usados para fazer os acentos. Embora eu seja contra a matança de animais para peles e couro, que eu gosto website Gucci, é tão belo e natural.

17. Heinz


A home page do site tem uma foto enorme usado como pano de fundo, e você pode ver o céu, o campo e saboroso tomate simples, mas eficaz. O pano de fundo do site muda dentro de páginas de página para página: marrom que se assemelha a de terra, o azul que lembra o céu eo cinza como o céu antes da chuva. Heinz caras estão usando as cores de forma muito eficaz, uma vez que o núcleo do seu produto é o que eles crescem (ou comprar de terceiros) que eles usam todas as cores naturais e fotos para mostrar que o produto é a essência do belo que a natureza nos dá.

18. Conversar


Enquanto os produtos converse estão disponíveis em todas as cores possíveis, o site foi projetado em estilo grunge e as cores lembram o pavimento e jeans velho. A ênfase aqui não é feito nas cores, mas o público que deve ser atraída pelo estilo de desenho de acordo, desenhados à mão elementos ea aparente negligência.

19. Kleenex


Kleenex é outro grande exemplo do site projetado no natural colorscheme azul / verde (para fazer você se sentir confiante de que o produto é natural e de confiança) com os elementos de laranja para chamar a atenção. É muito interessante que eu nunca prestei atenção antes como muitos dos grandes sites corporativos estão usando esse mesmo esquema de cores e ainda não se assemelham. Provavelmente é porque nós percebemos as cores de outra forma que não apenas conhecer e reconhecer o que é que a cor, acho que vê-lo como parte integrante de algum sistema.

20. Duracell


Duracell website foi projetado em 3 cores principais e seus matizes: laranja, preto e verde. Black-fazer mais contraste para o laranja e acrescentar alguma formalidade e solidez. Orange potência, energia, alegria. O verde é natural e funciona muito bem com o laranja. "Poder inteligente", como dizem no produto, e todo o site faz você se sentir como se os produtos Duracell são apenas o que você precisa, as baterias são poderosos e você pode contar com eles em qualquer situação. BTW, eu quero comprar Duracell:)

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