domingo, 18 de abril de 2010

Misturei Activia| Estratégia ou brincadeira ? Saiba o desfecho desta polêmica no Twitter.


Uma recente brincadeira no Twitter envolvendo o iogurte Activia, cuja função é auxiliar a atividade intestinal, gerou uma enorme exposição da marca da Danone na web.

A hashtag MistureiActivia de repente virou destaque no microblog, culminando com o topo da seção trending topics nacional por alguns dias e a presença entre os assuntos mais comentados do site por um tempo maior ainda.

Basicamente, a história começou com os usuários associando o iogurte Activia à propaganda do uísque Johnnie Walker, cujo slogan é Keep walking (continue andando). A partir daí, surgiram tuítes de internautas com os dizeres “misturei Activia com Johnnie Walker”, seguido por um complemento nada agradável. Às vezes, as piadinhas vinham antes da combinação das marcas.

Centenas de combinações diferentes se multiplicaram pela rede social. Aos poucos, os usuários passaram a adotar apenas o “misturei Activia”. E assim vem sendo até então.

“Misturei Activia com Telemarketing. Estarei esperando 7 horas para estar cagando”, escreveu um internauta.

Outro tuitou: “Misturei Activia com Caetano Veloso e agora meu intestino me pergunta: por que você me deixa tão solto?”.

E teve tema musical: “Misturei Activia com Menudo e agora meu cocô não se reprime, não se reprime, não se reprime”. E por aí vai. Tem para todos os “gostos”.

O fato é que, por trás dessas piadinhas, está a divulgação de um produto, de uma marca, algo que, a princípio, sugeriria um planejamento prévio e estratégico por parte da Danone, certo? Nada disso. Foi tudo por acaso.

A ação, que, além da hastag MistureiActivia, também conta com o perfil no microblog @mistureiactivia, foi obra dos internautas. A Danone afirma não ter qualquer participação no caso.

“A hastag surgiu espontaneamente a partir de uma brincadeira, também iniciada de maneira espontânea na internet, associando Activia com a propaganda do uísque Johnnie Walker. E o perfil não foi criado pela Danone”, afirma César Tavares, gerente de Marketing da marca Activia.

O fato é que, mesmo essas ações não tendo a chancela da Danone, a companhia conseguiram chegar a vários usuários, que, ao espalhar a história, acabaram levando o produto Activia, ainda que de forma involuntária, ao conhecimento de possíveis consumidores. Isso tudo sem que a dona da marca gastasse um centavo.

Para se ter uma ideia, o perfil @mistureiactivia no Twitter conta com mais de 12 mil seguidores, cada um com uma média de 100 seguidores (celebridades têm bem mais do que isto). Uma baita exposição, sem dúvida.

“É difícil sabermos como isto influenciou a performance da marca. De qualquer forma, sabemos que o impacto junto aos freqüentadores das redes sociais foi grande”, analisa Tavares.

Diante desse ótimo retorno, a empresa não demonstra qualquer preocupação com o fato de ter o nome de seu produto relacionado a palavras, digamos, não muito agradáveis, ou mesmo a piadinhas dos usuários. Para a companhia, o sucesso da brincadeira só prova o quanto o seu produto é relevante para as pessoas

“Trata-se de uma brincadeira e as pessoas somente brincam com marcas relevantes, que fazem parte do dia a dia delas. De forma alguma deve ser visto como algo negativo que prejudique a marca”, analisa Tavares. “Querendo ou não, estaremos nas redes sociais”, completa.

Segundo Tavares, a Danone valoriza sobremaneira as ações de marketing dentro das redes sociais, sobretudo aquelas que ocorrem por iniciativa dos consumidores.

“Entendemos que são positivas quando ocorrem de forma espontânea, relevante e que, sobretudo, gerem identificação. Um bom exemplo é a divulgação da ação Danoninho para Plantar, uma idéia que alia uma marca forte com uma proposta de sustentabilidade e que, assim, resulta em um tema relevante e presente em sites de relacionamento, como Twitter, Facebook e Orkut”.

“As marcas continuarão presentes nas redes. Por isso, a Danone segue investindo no entendimento do consumidor, realizando diversos estudos sobre a maneira mais eficiente de participar das redes e da internet”, conclui o gerente de Marketing da Activia.



Fonte: Info

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