domingo, 18 de abril de 2010

10 Grandes dicas para melhorar a Tipografia sa sua Web

Desde a inveção da impresa no século 15 para a criação e desenvolvimento da Internet , a tipografia evoluiu para refletir o avanço tecnológico e para tornar uma ciência e uma forma de arte.

Depois de uma ocupação de especialistas, a era digital abriu tipografia para usuários de computador e web designers. Para criar páginas e colocar textos como conteúdos, existem alguns princípios orientadores que os designers devem ter em mente. Tipografia é um enorme campo de estudo, mas este post reúne um punhado de dicas para ajudar a melhorar a web designers suas páginas.

1. Fonte

Uma das questões mais fundamentais quando a tipografia é compor o estilo da fonte a ser usada. A escolha do tipo de letra deve refletir o tom do seu conteúdo, e geralmente é melhor escolher um tipo de letra legível para o corpo principal do texto.

Existem centenas de fontes disponíveis para download gratuito na Internet, de forma designers podem escolher algo extravagante para títulos e sub-títulos, mas geralmente mantêm a algo simples para o resto do conteúdo, como Helvetica, Arial ou Times Roman.

2. Tamanho

A próxima coisa a pensar é o tamanho do texto a ser usado ao longo de um website. É importante fazer o corpo principal do texto de um tamanho adequado para que ele seja suficientemente grande para ser legível, enquanto não se tornar demasiado grande. Geralmente, a maioria de texto devem ser fixados entre 12 e 16 pixels, com variações de posições e menus.

No mundo contemporâneo de web design também é importante ter em mente que os usuários podem estar acessando sites em iPhones e em dispositivos de outra mão, para que o texto deve ser legível através de uma gama de tamanhos de tela.

3. Escala e Hierarquia

Tendo-se estabelecido em um tamanho para o corpo principal do texto, as diversas partes do conteúdo pode ser diferenciada através da adopção de uma hierarquia de tamanhos de texto uniforme ao longo de um site. Isso significa usar um determinado tamanho das posições, um tamanho um pouco menor para a sub-títulos e assim por diante, mas mantendo o mesmo tamanho em todas as páginas para criar consistência.

Utilizando uma escala tipográfica para definir as partes . Por exemplo, esta escala poderia ser de 14 pontos para o conteúdo do corpo principal, subindo a 16, 18, 21, 24, 36, 48, 60 e 72 pontos para o maior cabeçalhos. Designers podem criar seus próprios padrões de escala, mas deve cumpri-lo rigorosamente em todas as páginas.

4. Ênfase

Às vezes, é necessário enfatizar uma palavra ou frase em um texto para chamar a atenção dos leitores para um elemento importante do conteúdo. Usando o itálico é uma das melhores maneiras de fazer isso, mas designers podem também optar por utilizar maiúsculas, negrito, sublinhado, mudanças no tamanho ou tipo da fonte, ou usar cores diferentes.

Seja qual for o estilo escolhido, é melhor manter um único meio de ênfase através de todas as páginas para evitar confusão e desordem.

5. Medida

A medida é o comprimento de uma linha de texto, que para um projeto de coluna única deve ser idealmente 02:58 alfabetos longos, cerca de 40 a 80 caracteres. Se as linhas são muito curtas, em seguida, o texto torna-se incoerente, se forem demasiado longo o conteúdo perde ritmo como as buscas do leitor para o início de cada linha. tipógrafos Muitos consideram a medida perfeita para ser 65 caracteres.

6. Principal

Liderar é a distância entre cada linha de escrita, e é um componente essencial da legibilidade de um texto ea estética geral. A escolha da profundidade de liderança depende da fonte utilizada, tamanho e estilo, o espaçamento entre palavras e duração da medida.

Normalmente, o líder deve estar entre 2-5 pontos maior do que o tamanho do texto, mas desde que o efeito dos fatores mencionados anteriormente o líder ideal, um certo grau de experimentação pode ser necessária para alcançar a aparência desejada e legibilidade.

7. Alinhamento e Grid

Uma grade bem planejada pode constituir uma base sólida sobre a qual a concepção de um website, com conteúdo nitidamente definidos e logicamente para a acessibilidade e equilíbrio visual. As páginas devem ser divididos em um sistema de colunas, linhas, menus, cabeçalhos e rodapés sidebars, guiando os olhos do utilizador suavemente para o importante conteúdo e ferramentas de navegação.

8. Cor e Contraste

Um toque de cor pode fazer uma design do site muito interessante, mas para grandes blocos de texto, é melhor manter a tradicional combinação de tipo escuro em uma página da luz.

Experiências com fundos escuros e texto claro pode produzir resultados elegante para cabeçalhos ou frases curtas, texto colorido e pode ser usado para enfatizar palavras ou frases. Intervalos longos, no entanto, pode ser cansativo e difícil de ler com alguma coisa que não o preto no branco, ou uma combinação semelhante. Também é importante ter em mente o quão bem o projeto contraste elementos uns com os outros; levemente coloridos texto pode parecer atraente, mas é difícil de ler em comprimento.

9. Espaço em Branco

O espaço em branco é o espaço negativo entre objetos no design de uma página, mas estes perminte às peças a respirarem. Por vezes, a abundância de espaços abertos são muito mais atraentes e acessíveis do que as páginas cheias de conteúdo, de modo às vezes pode ser necessário editarapenas o essencial.

10. Quebrar as regras

Por último, importa referir que as regras existem para serem quebradas. Designers devem estar cientes dos princípios gerais da tipografia, e ser ousado o suficiente para experimentar e contradizer as regras para produzir páginas web inovadoras e bonitas, com certa moderaçao ..claro!


Nenhum comentário:

Postar um comentário